quarta-feira, 24 de novembro de 2010


Aeroporto de Viracopos faz simulação de acidentes
Reunindo cerca de 200 pessoas, a atividade simulou uma suposta pane seguida de queda e incêndio de um avião

Um terreno nos arredores da cabeceira 15 da pista de pouso e decolagens do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi palco, na manhã desta sexta-feira (19/11), da edição 2010 do Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac).

Reunindo cerca de 200 pessoas, a atividade simulou o emprego do Sistema de Comando e Operações em Emergências (Sicoe) em uma suposta pane seguida de queda e incêndio de uma aeronave turbojato, com 46 passageiros e nove tripulantes, especialmente projetada para o treinamento.

O Sicoe é uma ferramenta criada pelo ICS — sigla em inglês para Sistema de Comando de Incidentes — em 1970, em resposta as dificuldades dos bombeiros em trabalhar de forma conjunta com outros órgãos no combate a uma série de incêndios florestais no sul do estado da Califórnia.

A meta desse sistema é simplificar a comunicação entre os diversos órgãos e estabelecer linhas claras de comando e atribuições durante uma situação de desastre. No Brasil, ele foi utilizado pela primeira vez na explosão do Plaza Shopping, na cidade de Osasco.

Além de verificar a organização, desempenho e nível de entrosamento das equipes de socorro diante de uma situação de desastre, o exercício teve como objetivo avaliar o Plano de Emergência do Aeroporto (Plem).

“Queremos saber se o plano de emergência de Viracopos está dentro dos parâmetros internacionais ou se é preciso realizar adequações”, explicou Lilian Ratto Neves, superintendente da Infraero em Viracopos.

De acordo com ela, em um primeiro momento não há como afirmar se todos os procedimentos foram efetuados com êxito, mas a expectativa, consideradas as observações feitas no local, é que Viracopos possui um sistema de emergência compatível com suas necessidades. O exercício é realizado anualmente.

CVE (Curso de Voluntários de Emergências) no Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos (SP). Participam cerca de 70 pessoas, entre empregados da Infraero, empresas terceirizadas e companhias aéreas.